É claro que influenciadores não vendem – Eles não são vendedores. A sua marca quer, e precisa vender? Contrate um time de vendas.
A queixa do título dessa publicação, é algo que ouço com recorrência e, obviamente, inspirou esse texto. Muitas marcas contratam influenciadores com a expectativa de atingirem uma grande audiência de uma vez e, como consequência, gerar um alto volume de vendas. Se a equação fosse simples assim, seria melhor investir em influenciadores do que na bolsa de valores.
Afinal, qual é, de fato, o papel dos influenciadores? Como o próprio nome sugere, influenciar. Ajudar a aumentar o alcance e conhecimento a respeito da marca e, claro, influenciar o público a percebê-la de determinada forma. O papel de influencer, passa também por ceder a sua marca pessoal, ou seja, seu nome no mercado, para as marcas contratantes, gerando valor pela associação entre as partes. Quase como se os influenciadores atuasse como um elemento validador da marca anunciada.
Ter a sua marca ao lado de um influenciador que faça sentido, vai gerar vendas, mas é importante ter em mente que tanto posicionamento, quanto as vendas são um processo, uma construção. E você já viu uma construção ficar pronta em uma visita de um engenheiro? Eu nunca vi!
A venda precisa ser concretizada pela marca, como consequência de uma jornada e não como o ponto de partida e de chegada de apenas um único conteúdo. Um único conteúdo não fez e nunca fará verão. Logicamente, em função da relação, contratante e contratados, espera-se que os influenciadores entreguem o seu melhor para a audiência. Mas mesmo o melhor não garante uma venda. Quem precisa garantir a venda é você. A marca é sua. Pegue a responsabilidade pelas mãos.
O influenciador vem para mediar a sua marca entre cliente e empresa. O processo de venda vem através do funcionário contratado para tal função. Muitas empresas, quando vão atrás de um influencer, acham que é o dever, do mesmo, fazer vendas, mas isso é mentira! Influenciador é como uma marca terceirizada, onde o próprio cria uma ação de engajamento, mostrando para o seu público algum produto, mas não o vende, apenas faz a mediação marcando a loja em algum stories, ou criando um merchandising em suas plataformas digitais, onde tem um público fiel que o acompanha.
Podemos entender que o influenciador, vem como uma peça da construção do marketing de venda de uma tal empresa. Ele é um anunciante que a empresa contrata, para influenciar o público fiel que o acompanha diariamente.