O que estão compartilhando: que durante show em Copacabana o DJ Alok fez um discurso inflamando o público a entoar um coro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); depois disso, aconteceu um arrastão.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Embora seja verdade que tenham ocorrido arrastões durante a apresentação do DJ na Praia de Copacabana, em 26 de agosto, não há qualquer registro de que Alok tenha se manifestado politicamente no show. A perfomance foi transmitida pelo Globoplay e pelo Multishow. Em um vídeo publicado no Instagram, o artista negou ter discursado contra o ex-presidente.
Postagens no Facebook associam imagens dos arrastões de 2023 a vídeos registrados no Rock in Rio de 2019. Naquela ocasião, a plateia xingou Bolsonaro após um discurso do DJ que não citava o ex-presidente. Após a manifestação do público, Alok chegou a pedir respeito. Aquela edição do festival foi marcada por manifestações políticas em diversas apresentações.
Saiba mais: Diversos posts circulam no Facebook associando os arrastões registrados no último final de semana no Rio de Janeiro a um suposto posicionamento político de Alok contrário a Bolsonaro, que não ocorreu. Em um vídeo, um homem afirma que o artista fez um discurso de esquerda, levando os presentes a entoarem um coro desrespeitoso ao ex-presidente. O autor postou o conteúdo acompanhado de uma legenda que dizia que “DJ Alok foi lacrar e atacar Bolsonaro em show, mas acabou se dando mal”.
Outra postagem afirma que “público de Alok faz arrastão em Copacabana após xingar Bolsonaro”. Neste caso, a afirmação é acompanhada de um vídeo em que o deputado estadual Thiago Gagliasso (PL-RJ) se direciona ao DJ: “certamente a turminha do ‘Faz o L’ (em referência ao presidente Lula), que você apoia, deve ter ido ao seu show porque eu nunca vi tanto vagabundo destruir o Rio de Janeiro”.
Originalmente, o comentário foi postado no perfil do deputado no Instagram. Ali, Alok deixou uma resposta em que explicava que as vaias a Bolsonaro ocorreram durante o Rock in Rio de 2019. “Gostaria de te pedir pra não explorar a minha imagem politicamente, sendo que eu fui convidado pra me apresentar”, declarou o artista.
No próprio Instagram, Alok comentou os episódios relacionados a arrastões durante o ”Show do Século”, como foi intitulado o evento realizado no final de semana. Ele citou serem falsas as alegações de que ele tenha feito um discurso político ao longo do show: “É uma grande mentira”. Acrescentou, ainda, que a sua imagem está sendo explorada politicamente para inflamar uma discussão que não lhe pertence.